• Redação Portal Povo

Trilha segura: equipamentos essenciais para curtir a caminhada na natureza

Aventureiros de primeira viagem ou mais experientes precisam estar atentos a uma lista de acessórios antes de realizar o trekking




Se você curte esportes e estar próximo à natureza, fazer trilhas ou, até mesmo, trekking são ótimas alternativas para sair do sedentarismo, se aventurar e explorar novas paisagens. Mas, você sabe a diferença entre as duas atividades? Basicamente, a classificação é definida pela duração e pelo percurso escolhido. Enquanto na trilha, geralmente, o caminho é bem sinalizado e intuitivo, devido às marcações, o trekking exige um melhor senso de localização e preparo para ultrapassar alguns obstáculos. Ainda nesta modalidade, o atleta pode levar dias para chegar ao destino. Diferentemente das trilhas, que são feitas em um “bate-volta”.

Entretanto, em qualquer uma das atividades, é fundamental estar bem equipado para manter a segurança e o conforto durante o caminho. Sendo que seis acessórios precisam de uma atenção pra lá de especial:

  • Calçados: busque por botas leves, confortáveis e que protejam o tornozelo de torções. Você também pode optar por alguns modelos de tênis usados para corridas.


  • Roupas: priorize o conforto. A calça pode ter um ou 15 bolsos, mas é importante analisar se consegue se movimentar bem e sem incômodos. Já para as camisas, opte pelas de dry-fit, pois são leves e permeáveis, fazendo que o suor seja evaporado mais facilmente.


  • Hidratação: é super importante manter-se hidratado e levar mais do que achar necessário. Além das garrafinhas, lembre-se que há mochilas com compartimentos específicos para acomodar bolsas de água.


  • Mochila: ela será a sua melhor amiga em qualquer modalidade. Por isso, escolha uma que seja feita de material resistente e com diversas aberturas.


  • Bastões: esses itens são ideais para auxiliar em uma caminhada, pois ajudam na distribuição do peso e na força exercida nas pernas.


  • Lanternas: nunca se sabe até que horas a atividade irá perdurar e, até mesmo, por onde você irá passar. Por isso, ter uma lanterna na mochila é fundamental.


FONTE: metropoles