• Redação Portal do Povo

O que faz um Advogado?

Pessoa que se especializou em ciências jurídicas, estando preparada para dar assistência profissional em assuntos relacionados ao meio jurídico.

A graduação em Direito leva em média 5 anos para ser finalizada, podendo ser feita em faculdades públicas ou privadas e sendo um dos cursos mais procurados do Brasil. Mas afinal, o que faz um advogado?


O que é um advogado?

Um advogado é de extrema importância em nossa sociedade. Ele é o profissional que visa garantir os direitos do seu cliente e defendê-lo embasado nas leis do seu país. Existem diversas áreas que um advogado pode trabalhar e isso dependerá do caso de cada cliente, ou do profissional, que pode se especializar em somente uma delas.


Se optar por exercer a função em apenas uma área da advocacia, você verá que são diversas opções para escolher e, por isso, listarei aqui as principais do ramo:


Direito Trabalhista

O profissional que trabalha com Direito Trabalhista, também chamado de Direito do trabalho ou Direito laboral, pode representar tanto uma empresa quanto seu empregado. Defende aquele que foi afetado pela quebra de lei e é um das áreas que mais demandam profissionais, pois atingem todas as pessoas do país.

Direito Civil

Direito Civil é uma das maiores áreas da advocacia. A depender de sua especialização, ele estará habilitado para representar questões como divórcio e herança, até bens de determinada pessoa. Por ser uma área enorme, é recomendável aprofundar-se em um ramo específico, como: direito da família, responsabilidade civil, fatos jurídicos, etc.

Direito do Consumidor

Quem seguir nessa área, precisa conhecer a fundo o Código de Defesa do Consumidor, para defender os consumidores, fornecedores e prestadores de serviço de determinado setor aconselhando-os da melhor forma para resolver seus problemas. Também é sua função ajudar empresas para possíveis contratempos.

Direito Tributário

O qualificado do Direito Tributário é responsável pelas normas relacionadas a tributos e arrecadação de taxas, atribuições a órgãos fiscalizadores, etc. Esse profissional deve entender sobre impostos e taxas cobradas pelo governo, estados e municípios. Podendo trabalhar tanto para o governo, quanto para empresas, é o encarregado de averiguar taxas cobradas para o cidadão não pagar por algo injustamente e a empresa/governo receber o que é devido para o seu orçamento.

Direito Ambiental

O Advogado Ambientalista é aquele que participa de qualquer processo judicial que envolva à legislação ambiental. É ele que tem por objetivo proteger o meio ambiente fazendo com que se preserve para o bem estar da humanidade. Quaisquer crimes cometido contra o meio ambiente ou prejuízo causado, é passível de penalização, conforme a lei.

Direito Empresarial

Área relacionada a vertente jurídica do comércio que cuida dos interesses comerciais de determinada companhia, atendendo e acompanhando a abertura de uma empresa, verificando seus contratos e documentação, inclusive processos de falência e recuperação da mesma.

Direito Penal

O Advogado Criminalista (como é chamado o profissional que exerce a área de Direito Penal) atua na acusação e defesa de seu cliente, que pode ser tanto uma pessoa física quanto uma jurídica. Seu papel é apresentar provas para inocentar ou ao menos diminuir a pena de seu cliente, caso esteja sendo acusado, ou apresentar provas caso esteja acusando alguém.


Essas são as principais carreiras em Direito no setor privado, além dessas mencionadas acima, existem diversas outras nesse ramo. Como, por exemplo: Direito Digital, Direito Imobiliário, Direito Administrativo, entre outros.


Carreira em Setor Público

Para seguir carreira no Setor Público, o graduado precisa participar do concurso público e escolher à área que deseja seguir. Abaixo, mostrarei as principais da profissão:


Advocacia Pública

O Advogado Público é pago pelo estado para prestar serviços às comunidades que não podem contratar advogados particulares para sua defesa.

Promotor de Justiça

O Promotor de Justiça do Ministério Público fiscaliza o cumprimento ou não de leis do país, promove ações perante o juiz e opta por representar causas de pessoas que fazem parte da minoria do país.

Magistratura

Um dos cargos mais cobiçados por quem faz Direito e um dos mais bem pagos do país, para se tornar um juiz é preciso exercer o cargo jurídico por, no mínimo, três anos, além de ter feito faculdade de Direito e ter prestado o concurso público. O juiz julga processos, expedem mandados de busca e de prisão, entre outros.


Fonte: Vix