• Redação Portal do Povo

O que faz a Organização Mundial da Saúde?


Cooperação internacional em questões relacionadas à saúde existe há muito tempo, mas esta foi intensificada com o surgimento da Organização Mundial da Saúde, em 1948.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada nas questões médicas e de saúde. É, atualmente, um dos principais órgãos responsáveis pela definição da agenda internacional para assuntos relacionados a esses temas.


Mais próximo de seu surgimento, a agência tinha um papel mais limitado. Depois de um tempo, chegou a ter o papel dominante nas questões de saúde no mundo. Hoje em dia, divide o espaço com outras organizações que ganharam corpo e importância.

Neste post, o Politize! explica como surgiu a OMS, como se desenvolveu e o que representa hoje em dia para o Brasil e o mundo.


O surgimento da Organização Mundial da Saúde

Com o desenvolvimento das sociedades e o advento de fenômenos como a urbanização e a globalização, já pelo final do século XVIII, começam a existir questões de saúde que demandam uma atenção a nível global. O mundo está desenvolvendo um melhor entendimento em microrganismos e seu papel na geração de doenças e os avanços na medicina acontecem a passos largos.

Desde o período anterior à Primeira Guerra Mundial, surge um número de conferências e organizações com o intuito de estabelecer cooperação internacional para tratar de assuntos de saúde. Um exemplo é a Organização de Saúde que existia no âmbito da Liga das Nações.


Na reunião que deu início às Nações Unidas, no ano de 1945, havia já a intenção da criação de uma organização de nível global para questões relacionadas à saúde, semelhante à Organização de Saúde presente anteriormente na Liga das Nações. A carta do que viria a ser a Organização Mundial da Saúde teve seu surgimento em 1946, quando foi assinada pelos 61 Estados Membros da Organização das Nações Unidas. Em 7 de abril de 1948 a carta entrou em vigor e a OMS foi oficialmente criada. Neste dia é celebrado o dia mundial da saúde.


A OMS tem a função de aconselhar os países em questões de saúde e de encorajar a adoção de medidas ou ações baseadas em seus estudos. A organização trabalha na elaboração de estudos e estatísticas sobre a situação da saúde a níveis internacionais. Os resultados destes estudos são divulgados em diversos documentos e relatórios que podem ser facilmente acessados pelo seu site. Os relatórios da OMS costumam ser construídos com uma análise extensa sobre um determinado tema seguida de recomendações de políticas de saúde a serem implementadas por seus Estados.


Fonte: Politize