• Redação Portal do Povo

MENTIRAS DA INTERNET: Cascão toma banho pela primeira vez?

Cascão toma banho pela primeira vez para conscientizar o povo para o coronavírus?

A imagem começou a se espalhar através das redes sociais e em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de março de 2020 e mostra o personagem das histórias em quadrinhos Cascão – da Turma da Mônica – tomando banho debaixo de um chuveiro.


O texto que acompanha a ilustração afirma que o menino que nunca tomou banho finalmente resolveu se lavar para ajudar na conscientização da higiene na contenção do contágio pelo coronavírus.


No dia 13 de março de 2020, a equipe responsável pelas redes sociais da Turma da Mônica publicou em seus perfis do Twitter e Instagram uma ilustração mostrando os personagens Luca, Jeremias, Cebolinha e Mônica em torno do Cascão em frente a uma pia.


Na legenda, um alerta: “Já lavaram as mãos? Esta é a principal forma de se prevenir contra o novo coronavírus. E como a transmissão acontece também por contato físico, quando as gotículas alcançam mucosas do olho, nariz e boca, o melhor é evitar beijos e abraços. Não é desprezo, é apenas proteção”.    

A campanha foi bem recebida entre os leitores da revista em quadrinhos, mas não mostra o Cascão lavando as mãos de fato.


Quanto à imagem mostrando o personagem avesso à água tomando banho no chuveiro é de 2015 e foi feito pelos estúdios Mauricio de Sousa como uma brincadeira para o dia 1º de abril daquele ano

Fonte: E-Farsas.com