• Redação Portal Povo

IPTU em Londrina irá aumentar em 2,67% em 2020

Carnês de cobrança começam a ser entregues em 10 de janeiro.

Moradores de Londrina devem receber o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020 com reajuste de 2,67%. Segundo a Prefeitura Municipal, o índice se refere a reposição inflacionária.


Os 260 mil carnês de cobrança começam a ser entregues a partir de 10 de janeiro de 2020. A Secretaria Municipal da Fazenda informou que o valor da taxa de coleta de lixo vai respeitar os custos com o serviço no último ano. O valor de R$ 39 milhões para o serviço será dividido entre os contribuintes.


Conforme o Secretário, o valor de reajuste segue o critério do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo entre dezembro de 2018 e novembro deste ano. Por esse motivo, a alíquota é tratada como recomposição e não como aumento.


AUMENTO EM 2024


A proposta estabelecida pela Câmara de Vereadores, na época da aprovação da nova planta de valores, ficou acordado que o reajuste real do IPTU só poderá ser realizada em 2024. Até lá, apenas a recomposição inflacionária será autorizada.


Os contribuintes que pretendem pagar o IPTU 2020 à vista terão 10% de desconto. Quem optar por pagar ainda em 2019, terá 11% de desconto. O desconto progressivo pode chegar a até 15%.


Segundo a Prefeitura de Londrina, cerca de R$ 94 milhões tentam ser recuperados em impostos atrasados. Foram enviadas 59 mil cartas de cobrança com prazo de pagamento até o dia 20 de dezembro. As dívidas são dos últimos três anos.




Fonte: