• Redação Portal Povo

Fim de semana pode ter mínima de 4ºC e geada em Londrina.


Foto - RPC.


Após dias quentes ao longo desta semana em Londrina, a previsão é de baixas temperaturas para o fim de semana, segundo Angela Beatriz Costa, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). A mínima registrada nesta sexta-feira (2) foi 16.8°C e máxima deve chegar até 28°C. Entretanto, a partir da noite desta sexta, as condições climáticas devem mudar. "Uma frente fria, seguida de uma massa de ar polar, deve alterar o tempo em Londrina", afirma a agrometeorologista.


"Primeiro, esse sistema deve trazer chuvas às regiões Oeste e Noroeste do Paraná. Em Londrina, apenas chuviscos irregulares devem ser registrados a partir da noite desta sexta", acrescenta. Após a passagem dessa frente fria, uma massa de ar frio irá derrubar as temperaturas na região. No sábado (3), os termômetros devem variar entre 7°C e 19°C, ainda com a possibilidade de chuviscos ao longo do dia. No domingo (4), a mínima deve cair até 4°C e a máxima pode chegar até 20°C. "Apesar do baixo volume de chuva previsto para o fim de semana, esse chuviscos devem melhorar a umidade relativa do ar", diz Angela. Na quinta (1º), o índice de umidade relativa caiu até 32%. Na manhã desta sexta, o índice ficou em 52%. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que este índice fique acima dos 60%.


Geada

É previsto a formação de geada em áreas mais baixas da região Norte do Paraná, como fundos de vales, de sábado para domingo. Porém, essa geada deve ser de fraca intensidade. O Iapar emite diariamente o boletim Alerta Geada, com informes sobre as condições climáticas e medidas de proteção.


(*Sob supervisão do editor on-line Rafael Fantin) Daniel Muniz - Estagiário*


Fonte: Bonde News