• Gazeta News

Fica obrigatório a instalação de fraldários nos shoppings centers e estabelecimentos similares.



Projeto de lei obriga shoppings e similares a instalar fraldários em suas dependências.


O Deputado Boca Aberta e o Deputado Boca Aberta Jr, protocolaram projeto de Lei 2399/19 e projeto de Lei nº 273/2019 simultâneos, que dispõe sobre a obrigação dos shoppings em instalar fraldários nos shoppings centers e estabelecimentos similares em funcionamento no âmbito do estado do paraná, e dá outras providências.

Entende-se por estabelecimentos similares aqueles que apresentam grande fluxo de pessoas e infraestrutura de banheiros de utilização pública. A realidade da sociedade brasileira, em que se busca cada vez mais o exercício da igualdade entre os sexos, surgiu a ideia sobre a instalação em locais próximos aos banheiros, com livre acesso para ambos os sexos. Quando não for possível, a instalação deve ocorrer também no interior dos banheiros femininos e masculinos.

O projeto esta aguardando a votação dos demais parlamentares.


JUSTIFICATIVA


No dia a dia, dificuldades. Não são poucos os relatos de pessoas que passaram por problemas pela falta de trocadores em que os homens possam entrar para o cuidado das crianças. 


Foi-se o tempo em que cuidar das crianças era uma tarefa exclusiva das mães. Homens modernos dividem a responsabilidade com suas parceiras e são cada vez mais participativos na educação e criação dos filhos. O que muitos pais reclamam, no entanto, é na dificuldade de encontrar banheiros masculinos que venham equipados com fraldário. Isso acaba tornando a tarefa de sair sozinho com o bebê muito mais complicada.


Vale mencionar a realidade dos pais que querem trocar seus bebês em estabelecimentos, o que faz concluir que a demanda é sensível e urgente, porque existem as dificuldades que os pais enfrentam quando saem sozinhos com os filhos e não encontram trocador disponível.