• Redação Portal Povo

Estudantes da UEL promovem bazar para moradores de rua a preço zero.

Moradores de rua de Londrina terão a oportunidade de poder escolher e "comprar” a custo zero roupas, sapatos, acessórios e itens de higiene pessoal. A expectativa dos organizadores é atender cerca de 200 pessoas carentes.

Pixabay

A oportunidade será dada durante a realização do evento Street Store Londrina, no dia 7 de dezembro, das 8 às 13 horas, no Centro Popular (Centro POP), na avenida Celso Garcia Cid, 1205, na Vila Siam.

A promoção é da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina/Comitê da Universidade Estadual de Londrina/UEL (IFMSA Brazil UEL).

Segundo a aluna do 2º ano de medicina Maria Catarina de Cassia Quirino, coordenadora do evento local, "esse modelo de ação já é desenvolvido em outros países e dá um ótimo resultado.”

A aluna explica que para realizar a ação foram fechadas várias parcerias que possibilitaram oferecer aos moradores de rua ou para a população mais carente um bazar de roupas e sapatos usados, medição da pressão arterial e da taxa de glicemia, demonstração técnica correta de higiene oral em que cada participante ganhará escovas e gel, triagem de pacientes com doença pulmonar, entre outras atividades. Também haverá apresentações musicais, uma intervenção do Grupo Sensibilizarte e doação de livros infantis e de adultos.

Todos os objetos – roupas, sapatos e acessórios – estarão expostos em cabides e prateleiras, como se fosse uma grande loja de variedades. "Nosso objetivo é proporcionar ao morador de rua uma experiência que ele nunca teve de ir à loja, escolher e adquirir o produto. Normalmente, ele sempre ganha e acaba sendo obrigado a usar”, esclarece Maria Catarina .

Para o aluno, esclarece a coordenadora, "o evento proporciona um contato com uma população mais carente, com uma realidade distante da vida acadêmica, que, com certeza, melhorará a relação dos futuros profissionais da área da saúde com pessoas que vivem em extrema pobreza, facilitando até nos atendimentos dentro das clínicas”, explica.

E no caso da UEL, "seria uma forma de mostrar à comunidade as ações de extensão promovidas pelos acadêmicos com apoio institucional”, conta ela.

Equipe e parceiros Para organizar e preparar o evento, até agora 34 alunos de vários cursos de graduação se inscreveram. Os de medicina farão a triagem dos pacientes com problemas pulmonares; os de farmácia conseguiram doação de absorventes e farão a medição da pressão e glicemia; odontologia ficará com a escovação dos dentes; e o CCS/UEL (Centro de Ciência da Saúde) conseguiu as escovas de dente e o gel para serem doados. Enfermagem, arquivologia e psicologia se organizaram atrás de doações, venda de bottons e a promoção da atividade musical para o evento.

O evento teve ainda parceiros como Conselho Regional de Farmácia Junior, Projeto de Escovação (Odonto), Bateria Laranja Mecânica, AAAFG (Associação Atlética Acadêmica Francisco Gregori ), Dona Zu-Pães Artesanais, Farmácia Vale Verde e Empresa Dental Clean.

Mais informações do evento no:

- Instagram - @thestreetstorelondrina

- Facebook – página Street Store Londrina

- Facebook – evento 957th Street Store Londrina Brazil

Doações Quem quiser colaborar com doações (exceto alimentos ou produtos perecíveis) poderá levar em um dos pontos de arrecadação até o dia 23 de novembro:

- Clínica Odontológica – COU Campus

- Secretaria Geral do CCS

- Urna em frente ao Anfiteatro do HU/CCS

- Dona Zu – Pães Artesanais – Rua Gracia Castilho Pagan, 133, Gleba Palhano

- Edifício Laguna – Rua Guararapes, 60, Jardim Higienópolis

- Colégio Estadual Marcelino Champagnat, Rua São Salvador, 998

- Colégio Maxi da Avenida Maringá, 177 e da Avenida Duque de Caxias, 1589

- Colégio Neo DNA, Rua Prefeito Hugo Cabral, 210

- UTFPR de Apucarana – Rua Marcílio Dias, 635, Jardim Paraíso, Apucarana

Fonte: