• Gazeta News

Derrotado pela 3ª vez, Capoeirááá é condenado pela justiça por caixa 2

Prática de caixa dois com laranjas que receberam auxílio emergencial. irregularidades e crimes eleitorais apontados pelo Ministério Publico são as causas dessa nova condenação de candidato a vereador derrotado de Londrina



O candidato a político, Márcio Aurélio Elesbão de Londrina que recentemente adotou o apelido de Capoeira, derrotado em 2012, 2016 e 2020, Réu na justiça por crimes sexuais contra menores. Teve uma nova derrota na Justiça, o Ministério Público Eleitoral apontou uma série de irregularidades na prestação de contas da sua última disputa.


A utilização de "laranjas", que receberam auxílio emergencial, bem como notas frias de prestação de serviços e entradas e saídas de dinheiro sem comprovação e caixa dois , condenaram Capoeira a mais de 4 anos sem poder participar de eleições, bem como suspensão de seus direitos políticos.



O caixa 2 é um crime financeiro . Pode estar associada à sonegação de impostos, lavagem de dinheiro, corrupção crime organizado . Na sonegação o dinheiro entra em caixa e deixa de ser registrado e de ter o conhecimento do poder público. Neste caso, um crime é constituído devido à falsidade ideológica: é declarada uma quantia abaixo da verdadeira em um documento.


Além da sonegação, o caixa dois pode originar outros crimes relacionados à corrupção e lavagem de dinheiro. Em casos de corrupção, o dinheiro sonegado é utilizado para se utilizar de vantagens, como uma licitação pública, por exemplo.

No esquema da lavagem de dinheiro, o caixa 2 acontece por meio do registro acima do valor real de forma a encobrir a origem ilícita do dinheiro.


Denuncia MP
.pdf
Download PDF • 68KB