• Redação Portal Povo

Confira 7 ideias para manter o contato com a natureza mesmo em isolamento


Plantas não são a única forma de ter natureza dentro de casa




O contato com a natureza é uma das formas mais simples e eficientes para minimizar o estresse da vida moderna, principalmente nesse período de isolamento por conta do coronavírus.


As pessoas que não moram nos grandes centros até conseguem respirar um ar diferente, mas quem mora em apartamento precisa exercitar a criatividade para não enlouquecer.


Leide Takahashi, gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, compartilhou sete maneiras de minimizar o estresse em tempos de quarentena



Aposte na arte

Ter um ou dois quadros em casa com imagens de vegetação ou de paisagens naturais é um jeito simples de cuidar da própria saúde, pelo menos é isso que diz um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health.


Segundo a pesquisa, imagens que retratam a natureza ajudam as pessoas a se recuperarem de situações de estresse



Piqueniques caseiros

Uma opção bem interessante de manter o contato com a natureza é realizar piqueniques em casa. A atividade é bem simples: basta estender uma toalha colorida na sala, flores, plantinhas e alimentos saudáveis para aproveitar a diversão em família.


Essa também é uma oportunidade para educar as crianças sobre a origem dos alimentos e a importância da natureza.



Jardins e hortas

Até mesmo quem mora em pequenos apartamentos pode apostar em plantas dentro de casa, seja um mini jardim ou uma pequena horta caseira. Segundo Leide, o contato com as plantas serve como uma forma eficaz de terapia, ajudando no relaxamento e na sensação de bem-estar.


Além disso, colocar as crianças para participar desse momento é uma ótima forma de aprenderem sobre a importância de se conservar e proteger o meio ambiente.



Sons da natureza

Basta fechar os olhos, respirar fundo e ouvir essas trilhas disponíveis na internet. Segundo a especialista, o som da natureza têm o poder de relaxamento.


Além disso, ajuda a liberar um pouco das questões cotidianas e transportar os pensamentos para lugares e paisagens que transmitem prazer e serenidade.



Atividades manuais

Essa é uma boa maneira de reunir a família para cocriar objetos que valorizam a vida animal, promover a educação sustentável e se divertir.


É possível, por exemplo, chamar a garotada para montar um minhocário, um bebedouro para os pássaros ou um abrigo para pequenas aves. Tudo com material reciclado ou reaproveitado.



Observação de aves

Também conhecida como birdwatching, esta prática mobiliza cerca de 30 mil pessoas no Brasil, segundo dados da Conservação Internacional.


Seja em casa ou apartamento, você consegue ocupar a mente prestando atenção nas espécies de aves que estão próximas às janelas, varandas e quintais, nas árvores ou até mesmo nas fiações das cidades.



Essências e incensos

Além de espalhar plantas e vasos pela casa, é possível usar incensos e essências naturais que remetam aos cheiros de diferentes biomas que ajudam a relaxar nos dias mais intensos.


FONTE: UOL