• Redação Portal do Povo

Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão


Existe mais de 60 milhões de pessoas de ascendência chinesa que vivem fora da China, enquanto há pouco mais 3,6 milhões de pessoas de ascendência japonesa vivendo fora do Japão, segundo dados da Central Intelligence Agency (CIA) referentes a 2018 e divulgados em maio de 2019.

Como os imigrantes em todos os lugares, os japoneses deixaram a sua terra natal em busca de uma vida melhor para suas famílias. Grande parte desta imigração aconteceu a partir de 1868, com picos em 1912 e em 1946, no pós-Segunda Guerra Mundial. Apesar desses grandes desafios, comunidades japonesas sobreviveram e prosperaram ao longo dos anos fora de seu país de origem.

Confira abaixo as seis maiores comunidades japonesas fora do Japão (os números são baseados em dados de 2018, com exceção de Brasil e Estados Unidos, que têm dados atualizados em 2019): 1. Brasil População de japoneses e descendentes: mais de 1,6 milhão (dados atualizados da CIA – referentes a 2019) Japão e Brasil têm uma longa história de intercâmbio cultural e econômico. Hoje, o Brasil abriga a maior população de descendentes e japoneses fora do Japão. A imigração japonesa no Brasil começou em 1908. No início, os imigrantes japoneses foram impostos aos trabalhos agrícolas extremamente mal remunerados. Mas, a cada geração, japoneses e seus descendentes melhoraram suas vidas no Brasil, país onde a cultura japonesa é muito popular. A cada ano, inúmeros festivais japoneses são realizados em todo em todas as regiões brasileiras. O “Bairro da Liberdade”, localizado parte no distrito da Liberdade e parte no distrito da Sé, na cidade de São Paulo, é conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na capital que, por sua vez, abriga a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão. Há também muitos brasileiros que vivem no Japão. Na verdade, os brasileiros representam o maior grupo étnico “não-asiático” dentro Japão, cerca de 220 mil até 2018. Esse numero, no entanto, vinha reduzindo nos últimos seis anos, voltando a crescer em 2019, segundo últimos dados do Ministério da Justiça do Japão. A cultura brasileira também é popular no Japão. O “Asakusa Samba Carnival” é um dos maiores festivais de verão de Tóquio. 2. Estados Unidos - População de japoneses e descendentes: mais de 1,350 milhão  3. Filipinas - População de japoneses e descendentes: cerca de 120 mil. 4. Reino Unido - População de japoneses e descendentes: 100 mil 5. Peru - População de japoneses e descendentes: cerca de 90 mil 6. Canadá - População de japoneses e descendentes: cerca de 81 mil

FONTE: Portal Mundo Nipo