• Redação Portal do Povo

Boca Aberta quer implantar CNH Social em todo Brasil






Em vigor em alguns estados, mas não em todo o Brasil, o projeto da Habilitação Social prevê a gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a pessoas de baixa renda. Se depender do deputado Boca Aberta, o projeto que já é aderido pelos estados do Espírito Santo e Rio Grande do Sul se torna lei em todo o Brasil muito em breve.

Ele apresentou a proposta, aos moldes da que está em vigor nas demais unidades. O projeto depende da aprovação da Câmara dos Deputados e da sansão do Presidente Jair Bolsonaro. Boca Aberta incluiu no texto que será o Detran que irá custear as despesas com o CNH Social e que o governo será o responsável para remunerar auto-escolas que aderirem o plano.


Segundo o deputado, o projeto de lei oportuniza pessoas de baixa renda, especialmente as que estão inclusas em programas sociais do governo, a terem a oportunidade de conseguirem a habilitação. “Dessa forma até conseguir um emprego se torna mais fácil. Hoje uma habilitação está custando em torno de R$ 2 mil. Impossível para um cidadão de baixa renda custear”, disse.


Projeto de lei na Assembleia do Paraná

O deputado Estadual Boca Aberta Jr apresentou, o mesmo projeto no âmbito do estado do Paraná.