• Redação Portal do Povo

A avenida mais larga do mundo


Várias avenidas pretendem ser a mais larga do mundo, mas vamos ficar com a 9 de Julio, de Buenos Aires. Sua seção típica tem uma pista central com 12 faixas e duas pistas laterais com 3 faixas cada uma, perfazendo o total de 18 faixas de rolamento.


Em alguns pontos esse número chega a 22!

Alguns críticos não aceitam contabilizar as pistas laterais, pois antigamente eram vias independentes e, oficialmente, não são chamadas de 9 de Julio. Entretanto, sob o ponto de vista de função de trânsito, elas configuram claramente pistas laterais da principal, sendo  separadas dela por canteiros de 10 metros de largura, aproximadamente.

Há quem dê o primeiro lugar para o Eixo Monumental de Brasília, pois ocupa uma largura de 250 metros contra os 140 da 9 de Julio. Entretanto, o Eixo Monumental possui apenas 12 faixas de rolamento e sua enorme largura se deve ao enorme canteiro ajardinado entre elas.

Acreditamos que, para escolher qual é a via mais larga, é mais correto considerar a largura útil da pista de rolamento do que o tamanho dos canteiros entre as pistas.

Damos o primeiro lugar aos nossos hermanos, então.


Fonte: Sinal de Trânsito